Vire o jogo e foque em métricas com maior frequência de atualização
A frequência que você consegue acompanhar uma métrica tem impacto direto nas sua capacidade de tomar decisões para melhores resultados
--
Qual a frequência que você consegue analisar os seus resultados para realizar ações de melhoria e ajustes de rota? Se for só 1 vez por mês ou um intervalo de tempo ainda maior, tenho certeza que vale repensar.
É fato que o assunto métricas fazem parte do dia a dia de qualquer equipe, onde estamos sempre em busca da melhor métrica e do melhor resultado.
Mas, qual a melhor métrica?
Resposta direta: quanto mais frequente a métrica te dá um sinal sobre os resultados, melhor. Vamos explorar esse tema para refletir como aplicar nos negócios, equipes e resultados.
No início do ano, enquanto estava andando de bicicleta, tive um grande insight que consolidou meu entendimento sobre o tema e agora voltando aqui no final de 2020 quero reafirmar esse aprendizado.
Métricas vs Ciclismo
Eu já estava treinando ciclismo à alguns meses, tinha conseguido uma evolução, mas já faziam quase 2 meses que estava praticamente na mesma performance dos meus treinos.
Uso um aplicativo que me permite analisar as métricas e a performance sempre ao final do treino, ou seja, apenas uma vez a cada treino. Havia alguma melhoria, cerca de 1 ou 3 segundos em alguns trechos, mas sem grandes mudanças.
Na prática eu conseguia implementar alguma mudança somente no próximo treino e só depois eu poderia analisar a performance.
Primeiro Insight
Troque a palavra TREINO por PROJETO, PRODUTO, ENTREGA ou OPERAÇÃO MENSAL; e você já vai começar a fazer a relação com o dia a dia da sua equipe ou empresa.
Qual a frequência que você consegue analisar os seus resultados para realizar ações de melhoria e ajustes de rota? Se for só 1 vez por mês ou um intervalo de tempo ainda maior, tenho certeza que vale repensar.
O impacto da atualização frequente
Foi então que comprei um velocímetro para a bicicleta. O resultado foi que já no primeiro treino consegui melhorar entre 20 à 30 segundos em alguns trechos e quase 3 minutos no tempo total. Algo que antes para melhorar alguns segundos era super difícil.
Mas o que mudou?
A grande diferença é que eu tinha feedback mais frequente da minha performance, conseguia monitorar a velocidade e ritmo, desta forma toda vez que diminuía, eu podia fazer na força para voltar ao ritmo. Além disso era possível saber em tempo real quando estava passando dos meus limites e prestar atenção nos efeitos do corpo.
É isso que uma métricas de resultado com atualização frequência nos mostram, OPORTUNIDADES DE AJUSTE DE ROTA.
Se você monitora e ajusta suas ações com mais frequência, consegue ter melhor performance e melhores resultados! Seja na sua equipe, no seu produto, na sua empresa, na sua operação, no esporte e na sua vida.
“Se medir importa, é porque deve ter algum efeito prático nas decisões e nos comportamentos. Se não conseguirmos identificar uma decisão que possa ser afetada por uma métrica proposta e como ela pode influenciar as decisões, então a métrica simplesmente não tem valor” — Douglas W. Hubbard — Livro: How to Measure Anything
O grande insight foi que com o feedback mais frequente, eu consigo fazer mais experimentos e ajustes de rota, algo que antes era só 1 vez por TREINO, passou a ser muitas vezes por TREINO.
Outro insight que tive durante o ano de 2020 após seguir os treinos, principalmente em longas distâncias, é que você vai estabilizar em algum ponto e esse feedback frequente te ajuda a MANTER O RITMO e a CONSISTÊNCIA de alta performance por longos períodos, você identifica os seus limites e negocia com eles.
Foi com essa mentalidade de MANTER O RITMO que consegui vencer desafio de pedalar uma prova de 200km, algo que parecia impossível no início do ano.
“Não basta atingir o alto nível de performance. Você precisa encontrar o seu RITMO, ter CONSISTÊNCIA para se manter no topo e continuar evoluindo.” — Caco
E ai fez sentido essa reflexão para você? Quais foram seus insights?