Kanban Board Game - Passo a passo para jogar GRÁTIS e Online e aprender sobre Kanban

Comece a jogar agora e aprenda o método Kanban!

* Atualizado Setembro/2023

Se você chegou nesse post, você provavelmente está um um desses cenários:

  • Já ouviu falar sobre o método Kanban, mas nunca viu “funcionando” na prática?
  • Fez algum curso de Kanban e gostaria de levar essa experiência com gamificação para sua equipe?
  • Quer praticar o método Kanban para consolidar seus conhecimentos?
  • Já usa Scrum e quer conhecer mais sobre o método Kanban?
  • Está com dificuldade ou resistência para aplicar as práticas Kanban para sua equipe?

Então vem comigo que esse post é para você!

Neste post vou te apresentar um jogo gratuito e online do Método Kanban, trazer dicas de como rodar na sua empresa e como usá-lo como aliado na educação sobre Kanban.

Quer ir com calma?

Leia o post com calma até o final e depois jogue o Kanban Board Game.

Você é ansioso? Vá direto ao jogo e siga esses passos:

  • Abra o jogo — http://www.kanbanboardgame.com
  • Faça seu cadastro
  • DICA: Se tiver dificuldade com Inglês, recomendo que use o Google Chrome e habilite a tradução da página.
  • Comece um novo jogo (Start a new game — Botão verde)
  • Escolha a opção Jogo Padrão com 35 dias (Standard Game — 1ª opção)
  • Siga a instruções do jogo que aparecem a cada dia.
  • Depois que chegar no dia 35, volte aqui no post e entenda como usar o game para aprendizado e depois jogue novamente

Contexto

Ano passado realizei um estudo de vários jogos online para aplicar no workshop do método Kanban na prática e descobri que há boas opções ONLINE e GRÁTIS.

Todas as opções, de uma forma ou de outra, apoiam o ensino sobre Kanban e por isso, quero compartilhar para ajudar outras pessoas a ter acesso a essa possibilidade GRÁTIS.

Exemplos:

Sabemos que os jogos por si só não ensinam o método Kanban sozinhos, mas são grandes aliados para proporcionar uma experiência de viver princípios e práticas em um cenário simulado.

No final de 2021, fiz um post no LinkedIn perguntando sobre o interesse nos jogos online que usam método Kanban e fiquei surpreso, pois foram 502 iterações e 334 comentários. O fato é que existe uma procura por estes tipo de jogo pelos profissionais Kanban (TKP, KMP e KCP) e Agile Coachs, principalmente quando é educar e ensinar sobre o Método Kanban nas empresas.

https://www.linkedin.com/posts/cleitonmafra_kanban-agilecoach-agile-activity-6840748615472816128-fIl1/

Porque usar jogos para ensinar o método Kanban

Gosto muito de ensinar pela prática e experiência simulada, entendo que este formato permite o maior engajamento das pessoas, a dinâmica traz o fator surpresa sobre o que vai acontecer e auxilia com cenários simulados a trazer correlações com o dia a dia das empresas.

Desde 2017 tenho usado o suporte de jogos para ensinar o método Kanban, já foram mais de 800 pessoas que passaram pelos meus workshops trazendo essa experiência simulada e fazendo paralelo com o mundo real, onde no ensino presencial usava uma versão inspirada no getKanban v2 e queria trazer a mesma experiência para o ensino online, foi assim que encontrei o Kanban Board Game.

No papel de Enterprise Agile Coach nas empresas Senior Sistemas e RDStation, posso afirmar que essa experiência gamificada ajudou muito a fazer o movimento da mudança puxada. Após a participação dos líderes e das equipes no workshop, eles se tornaram em grandes aliados e catalizadores para evoluir as práticas de melhoria contínua.

Essa é a grande vantagem dos jogos simulados, permitem que você possa viver uma experiência simulada, experimentar as práticas e visualizar os resultados de forma intensa, vivendo praticamente 2 meses em 4 horas.

Gosto muito de uma frase que representa esse contexto:

"Uma vez que você ver, não tem como desver" — Autor desconhecido

O Jogo — Kanban Board Game

Pensando nisso vamos explorar o jogo Kanban Board Game que é inspirado no getKanban v2 e traz uma simulação de 35 dias úteis, ou seja, quase 2 meses de uma equipe de trabalho.

Essa duração do jogo é ideal, pois você pode trazer as práticas do método Kanban simulando a realidade que acontece nas empresas.

O tempo de duração do jogo pode variar de acordo com sua didática de ensino, mas focando na experiência do jogo e reservando algum tempo para discussões você conseguirá rodar entre 3 e 4 horas.

O que fazer antes de rodar o jogo

  • Vale a pena você rodar o jogo sozinho 1 ou 2 vezes para pegar a dinâmica e se familiarizar com o calendário.
  • Formar um grupo de no máximo 6 pessoas para rodar o jogo e todos jogam no mesmo board, ou seja, uma pessoa faz o login e compartilha a tela com as demais pessoas.
  • Se você tiver mais de 6 pessoas recomendo ter mais grupos e 1 pessoa facilitando cada grupo. Exemplo se forem 12 pessoas, recomendo fazer 2 grupos de 6 pessoas.
  • Agendar com a equipe o período de 4 horas, recomendo a parte da tarde, das 14:00 às 18:00.

Como Começar

Acesso o site do jogo e crie um usuário único e senha para a equipe: http://www.kanbanboardgame.com/Account/Register

Crie um usuário e senha único para toda a equipe

Faço o login, inicie um novo jogo e selecione a opção "Standard game".

Selecione a opção "Standard Game"

Cenário do Jogo

Você será direcionado para a tela de boas vindas do jogo com as instruções, que trago em tradução livre e com alguns complementos para facilitar o entendimento do jogo.

A empresa oferece um produto como serviço (SaaS) baseado em assinaturas. Você começa o jogo no dia 9 (dias úteis), ou seja, a equipe já estava trabalhando quando você chegou. A cada entrega você adiciona novas funcionalidades ao produto e atrai novos clientes. No cenário do jogo o faturamento das assinaturas é feito de forma diária, ou seja, todos os dias você recebe uma parte da assinatura. Para aumentar seu fluxo de receita, você deseja atrair o maior número possível de assinantes.

O objetivo do jogo é priorizar as entregas e maximizar o resultado financeiro. Você ganha receita financeira todos os dias a cada entrega feita, por isso é super importante a priorização.

Para jogar você deve atribuir os membros de sua equipe arrastando-os para a entrega em que você deseja que eles trabalhem no dia e, quando todos os membros forem atribuídos, clique no botão “Iniciar trabalho (Start Work)” para que eles iniciem o dia de trabalho.

Cada membro da equipe tem sua área de especialidade indicadas por sua cor.

  • Os analistas tem a cor vermelha
  • Os desenvolvedores tem a cor azul
  • Os testadores tem a cor verde.

Todos os dias, um número aleatório entre um e seis é usado para determinar quanto trabalho eles completam.

Os membros da equipe tem sua performance multiplicada por 2 (duplica) quando trabalham diretamente na sua área de especialidade.

O jogo termina quando o dia 35 for concluído.

O jogo também trabalha com diferentes classes de serviços, no entanto recomendo você não entrar no detalhe no início jogo jogo com os participantes, pois pode gerar confusão e dificuldade no entendimento.

Boas vindas do Jogo
Papéis e Capacidade do Time
Demandas
Início do Jogo

Deixe para comentar sobre as classes de serviços quando surgir o primeiro Expedite.

As classes de serviços são:

  • Padrão / Standard(S) entregas amarelas que representam funcionalidades do produto e trazem novos clientes e receita financeira
  • Data Fixa / Fixed Delivery Date (F) entregas roxas e devem ser entregues antes da data definida, mas não tem vantagem de entregar muito cedo, pois só geram receita na data definida. Então entregar cedo demais pode não ser um bom negócio, visto que você poderia ter priorizado outra entrega.
  • Intangíveis / Intangible (I) são as verdes e representam o trabalho que precisa ser feito, mas que não atrai assinantes diretamente, mas ajudará seus membros a trabalhar de forma mais eficiente ou evitar problemas/defeitos.
  • Expedite(E) são as azuis que entrarão em jogo durante o jogo. Essas entregas usarão a raia Expedite (que fica na parte superior do quadro) para mover as histórias o mais rápido possível e devem ser a prioridade da equipe.

Tópicos para você reforçar com os participantes antes do jogo

  • O jogo de gestão que simula um cenário de uma equipe de desenvolvimento de software onde vocês são os gestores da equipe.
  • Apesar de simular um cenário de tecnologia, pode ser também aplicável a outros contextos e diferentes tipo de equipes.
  • O seu time é formado por pessoas especialistas com diferentes perfis.
  • Os resultados aleatórios de rendimento dos membros da equipe representam a variabilidade de quanto trabalho você é capaz de fazer a cada dia, ou seja, a capacidade produtiva deles tem variação.
  • Os membros da equipe podem trabalhar fora da sua área de especialidade, mas quando atuam em sua área de especialidade a performance multiplicada por 2 (duplica).
  • Eles ficam doentes.
  • Tem problemas com transporte.
  • Participam de eventos.
  • Podem tirar férias.
  • O jogo começa no dia 9 e vai até o dia 35.
  • Todas pessoas da equipe jogam no mesmo board, então é necessário escolher alguém da equipe para “pilotar” o board e compartilhar a tela com as demais pessoas, ou seja, só uma pessoa deve fazer o login.
  • A cada dia você receberão novas instruções, leiam com calma a mensagem de cada dia.

Dicas e recomendações ao facilitador

  • Como facilitador, segurar a ansiedade dos participantes, ler a mensagem de cada dia, ajudar com a tradução e garantir o entendimento das instruções.
  • Reforçar as 5 etapas que devem ser feitas a cada dia:

1. Planejar o melhor movimento para o dia

2. Atribuir/revisar a responsabilidade nas entregas

3. Priorizar as tarefas

4. Revisar backlog

5. Avaliar se precisa puxar novos itens do backlog

  • Faça um paralelo dos dias com os dias da semana conforme o calendário abaixo.
Calendário para rodar o jogo
  • Rodar os dias 9 e 10 com calma, dar tempo suficiente para as pessoas discutir e conversar. Se necessário ajude a tirar dúvidas principalmente sobre o que fazer, reforce as 5 etapas que devem ser feitas a cada dia.
  • Não influencie as decisões, os cenários simulados são seguros e errar faz parte do aprendizado nesse contexto.
  • Ao final de cada semana, nos dias (10, 15, 20, 25, 30 e 35), sugiro que você faça uma revisão das entregas, olhe o resultado financeiro (Financial Chart), o CFD (Cumulative Flow Diagram), o gráfico de Cycle Time e provoque reflexões sobre os comportamentos, situações que acontecem de forma parecida no dia a dia, decisões e aprendizados.
  • No dia 20 especialmente você pode fazer uma reflexão mais longa, faça a relação com o ciclo mensal, 20 dias úteis (1 mês). Então é como se fosse o fechamento do mês. Traga conceitos e práticas do Método Kanban, comente sobre comportamentos e atitudes que você observou durante o jogo. Recomendo também neste momento, fazer a definição das políticas/combinados , analisar as métricas com mais profundidade e introduzir o conceito de limitar o trabalho em progresso (WIP).
  • Ao final do Jogo, vale repetir a discussão mais profunda do dia 20 e também trazer a reflexão sobre os principais aprendizados e evoluções que tiveram durante o jogo.
  • Para finalizar o jogo, faça uma roda de conversa com os principais aprendizados do jogo. É importante que as pessoas compartilhem o que vão levar para sua equipe, isso ajuda a gerar acionáveis práticos e melhorias reais.
  • Vale a pela você fazer uma pausa no dia 20, para que as pessoas possam ir ao banheiro e beber água ou café.

Conclusão

O Kanban Board Game aliado à uma didática é uma ótima ferramenta de engajamento e aprendizado dos princípios e práticas do método Kanban.

Como esse roteiro, você poderá ter mais facilidade no ensino das práticas para sua equipe e pode levar toda experiência de gamificação a todos da sua equipe.

Agora é hora da ação, rode com sua equipe, comece com um grupo de no máximo 6 pessoas, vá com calma e depois me conte como foi a experiência.

Se ainda ficar alguma dúvida, fique a vontade de deixar nos comentários ou me mandar uma mensagem no Linkedin.

Gostou do post? Fique a vontade de compartilhar e espalhar 😉

Agradecimentos especiais aos parceiros de trabalho na RDStation: Dieine Silva, Julieta Scheidt Dienstmann, Alan Kuhn, Christian Carrard Pinto que ajudaram e a deixar essa dinâmica ainda melhor.

Agradecimentos aos amigos que fizeram a revisão do post: Dieine Silva, Ewerton Santos (Ton), Ari do Amaral, Marcia Bifuco, Rafael Hanke, Thiago Torricelly.

Após a publicação do post o André Tocchetto também contribuiu com esse simulador de um fluxo de trabalho que foi feito pela Kanbanize que pode também ajudar no entendimento com o passar do tempo. Vale conferir nesse link https://kanbanize.com/simulation

Conheça a Formação Kanban Expert

A Formação Kanban EXPERT do Agile Institute Brazil e a sua formação Kanban do iniciante ao Expert com foco na prática!

Dê o 1º passo no PKP — Professional Kanban Practitioner

  • A melhor opção para você aprender e aplicar na prática o método Kanban na sua empresa.
  • Aprenda em 12 horas de forma prática o que você demoraria 2 meses para aprender!
  • Aprender rápido e quer ir direto para a prática sem enrolação.
  • Mais detalhes aqui: https://pkp.cacoexperience.com.br

--

--

Caco Mafra - Expert Gestão Tech + Kanban + Ágil

🧙‍♂️ P/ LÍDERES TECH querem entregas de IMPACTO e RESULTADOS escaláveis c/ MÉTRICAS 🎯NÃO PERCA TEMPO, Eu sei o caminho🚀 http://mentoria.cacoexperience.com.br